O objetivo deste artigo é ajudar todos os lojistas do Brasil que estão passando por este momento de incerteza e crise global.
Muito foi falado sobre medidas de saúde para evitar a propagação do coronavírus — o que deve ser prioridade —, mas aqui, em particular, queremos dividir dicas e exemplos para o seu negócio manter o nível de vendas nos próximos meses.
Nós acreditamos que o maior desafio à frente será o fluxo de caixa, principalmente para as PMEs. O consumo mudará bastante: as pessoas comprarão menos de alguns ramos, mais de outros — tudo dependerá da necessidade de cada público.
Para pensar em um plano de ação para a saúde da sua empresa, não se esqueça de fazer um diagnóstico da sua situação financeira: some as vendas a receber nos próximos 30, 60 e 90 dias e, depois, desconte as contas a pagar do mesmo período — com isso, você terá noção de quantos dias serão necessários para planejar novas ações.
Na Nuvemshop, estamos e estaremos focados em garantir o sucesso máximo do seu negócio. Por isso, compartilharemos estas estratégias que reunimos a partir de conversas com vários lojistas que superaram crises e com base na nossa experiência. Temos certeza de que elas te ajudarão na evolução da sua história.
Obs.: este conteúdo será constantemente atualizado dentro das próximas semanas. Assim, fique de olho para não perder nenhuma dica, ok? 😉
Se hoje você tiver um nível de estoque muito elevado, incentive as vendas com alguma promoção especial (caso já tenha tido algum tipo de queda) — o importante aqui é ter dinheiro na mão, liquidez.
O que vemos que melhor funciona é o frete grátis junto a algum outro benefício (como parcelamento sem juros). Desta maneira, você não precisará fazer o desconto diretamente sobre o produto e desvalorizá-lo.
Outra possibilidade é a de investir em combos: ofereça descontos na compra de artigos complementares (como cremes e desodorantes, por exemplo) ou promoções de “Leve 3, pague 2”. Especialmente neste momento, a criatividade e a flexibilidade ajudarão na sustentabilidade do seu negócio.
Trabalhe com capital de giro negativo (vender antes de comprar) se você acredita que conseguirá entregar os produtos no período estipulado para o seu cliente. De modo geral, as lojas trabalham com estoque mensal, mas você pode reduzi-lo para 15 dias, caso necessário.
Entretanto, antes de tomar qualquer decisão, não se esqueça de consultar seus fornecedores e confirmar os prazos de entrega das mercadorias. Além disso, diversifique os contatos para não correr o risco de perder vendas por falta de produtos já que, neste período, a probabilidade de ocorrerem atrasos é maior.
A crise do coronavírus tem aspectos bastante específicos que direcionarão mudanças de consumo, principalmente em torno das medidas de isolamento.
A curto prazo, enxergamos quatro diretrizes de consumo que aumentarão:
Diversificar sua oferta é algo que deve ser visto e revisto constantemente, mas em um provável cenário de queda de vendas, é importante entender qual tipo de produto você pode oferecer ao seu público-alvo.
Um exemplo de loja virtual que diversificou seus produtos é a 7MBoots, que começou o negócio com apenas botas texanas e passou a vender camisetas, pulseiras e bonés.
O marketing não precisa parar: pelo contrário, tem negócios que, como esperam uma queda no movimento da loja física, estão aumentando a verba de marketing digital para o e-commerce.
É importante pensar quais campanhas são realmente efetivas. Os esforços devem estar orientados a ações que ajudem na geração de vendas, como parcerias com lojas de produtos complementares, por exemplo. Agora não é momento para focar em branding — isso poderá voltar a ser prioridade após a crise, combinado?
De acordo com o mais novo relatório da McKinsey & Company, por conta do coronavírus, houve uma diminuição de 20 a 30% do tráfego de pedestres em áreas comerciais. Por outro lado, o tráfego online teve um aumento de 25%, especialmente em nichos alimentícios.
Assim, você pode aproveitar todas as ferramentas virtuais do momento, especialmente o Instagram Shopping, para levar a experiência de compra ao universo digital e conectar pessoas.
Com esse recurso, é possível adicionar preços e links de produtos nas fotos do seu feed, o que agiliza (e muito!) o checkout. Segundo a própria rede social, tal funcionalidade pode aumentar o tráfego em até 44% e a receita em 8% — uma ótima pedida neste período de crise, não?
Caso você ainda não utilize a plataforma de vendas do Instagram ou queira potencializar seu perfil, aprenda tudo nos dois conteúdos abaixo:
É uma realidade que comprar online será mais seguro nas próximas semanas. Por isso, você, lojista, deve incentivar esse comportamento nos consumidores. Crie campanhas de marketing nas redes sociais e divulgue promoções. Se fizer sentido para a sua estratégia, atraia seu público compartilhando cupons de desconto para compras virtuais.
Evitar contato físico por conta do coronavírus deve ser uma prioridade, inclusive dentro da sua empresa. Assim, seja exemplo. Muitas marcas já estão tomando providências de acordo com as necessidades do público e da equipe, como a In The Box.
Para aprender mais sobre gerenciamento de crise, otimização de orçamento e monitoramento de resultados, acesse o conteúdo abaixo:
Relacionado ao tópico anterior, não se esqueça de promover a segurança dos seus colaboradores. Envie o máximo de funcionários para casa (e se não for possível, invista em transportes privativos, como o Uber), crie escalas e repense os dias e horários de funcionamento.
Promova uma cultura remota proativa e defina ferramentas digitais para que a sua equipe possa se comunicar com facilidade e manter a qualidade do trabalho. Além disso, estruture grupos e reuniões para que todos estejam sempre na mesma página.
Não se esqueça também de comunicar ao seu público sobre as novas ações da empresa e esteja pronto, junto à sua equipe de atendimento, para responder potenciais dúvidas que possam surgir em relação ao assunto.
A seguir, entenda melhor sobre a importância do trabalho remoto neste período:
Por ora não é perceptível, mas é possível que — por conta do volume de pedidos e de operações menores (menos funcionários trabalhando ao mesmo tempo por causa do coronavírus) — as empresas de envio não consigam atender toda a demanda e entregar a tempo.
Portanto, evite ficar refém de apenas uma transportadora, como os Correios. Diversifique o seu negócio com soluções de entrega no mesmo dia, por exemplo, para manter a experiência do seu cliente. Aqui, na Nuvemshop, oferecemos diversas opções para você integrar à sua loja virtual:
Além disso, como mencionamos acima, oferecer frete grátis pode ajudar muito na sua conversão, mas assumir o custo sozinho não resolve o problema. Por isso, reduza gastos e crie vantagens que o seu cliente possa valorizar (como as promoções citadas no início do artigo).
Especial para lojas Nuvemshop: sabemos da importância de manter uma comunicação clara com o público. Por isso, estamos desenvolvendo uma nova funcionalidade para que você, lojista Nuvemshop, tenha a opção de, no carrinho de compras, inserir uma mensagem sobre possíveis atrasos na entrega. Em breve, ela será lançada e comunicada via Novidades no seu Administrador Nuvem.
Durante a crise, o capital de giro (dinheiro na mão) tem um valor inigualável! Logo, nossa recomendação aqui é entender como elevá-lo através de diferentes perspectivas:
Aqui listamos informações e iniciativas que podem te ajudar nas próximas semanas:
Tenho certeza de que estas dicas podem te ajudar nos próximos meses. Cuide do caixa, mas continue pensando grande. Como qualquer crise, ela passará! O importante é manter o negócio funcionando.
Convido você a pensar em como aplicar essas dicas e a dividir com a gente aquelas que você aplicou e quais foram os resultados obtidos.